quarta-feira, 30 de novembro de 2011

LIBERDADE E RESPONSABILIDADE NA ADOLESCÊNCIA

A adolescência é o periodo de crescimento que geralmente começa pouco antes dos 13 anos, estendendo-se às vezes além dos 19 anos.

O adolescente tem muitas experiências novas enquanto explora o mundo à sua volta. Para a maioria dos jovens os anos da adolescência são felizes, emocionantes e despreocupados. O adolescente , porém, enfrenta alguns problemas sérios ao passar da infância para a idade adulta. Há outras grandes mudanças que igualmente o confundem.

O adolescente também luta para obter a independência, a liberdade e a responsabilidade de adulto. Em geral, isso leva-o a conflitos com os pais e consigo mesmo. Os adolescentes merecem liberdade, desde que com responsabilidade e limites... Prender não adianta nada, o melhor é estar ao lado e impor algumas regras, controlar de forma que se possa ter sossego e confiança no filho...

Os adolescentes necessitam de inflûência, paciência ,compreensão e orientação dos seus pais, necessitam que estes os lembrem das potenciais consequências dos seus comportamentos e que outros comportamentos podem ter para reduzir os riscos... mas também necessitam das quantidades apropriadas de independência.

Ser adolescente é a melhor coisa da vida, mais somente com responsábilidade é que da certe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário